sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Frescura no rosto

Água termal  borrifada no rosto é um exagero justificado por minerais poderosos, combinados em anos e anos de alquimias subterrâneas.


Pode parecer a invenção da roda, de tão simples: para hidratar, use...água! O novo hábito vai chegando ás ruas, onde já se vê pessoas borrifando águas especiais no rosto a cada espaço de tempo.

Águas e Águas
Qualquer água hidrata, mas algumas têm propriedades especiais. A água termal é a mais apropriada, principalmente nas estações mais quentes como o verão. Seu uso constante, além de hidratar, ajuda a manter a elasticidade e a maciez da pele, segundo a dermatologista Daniela Nunes, da Sociedade Brasileira de Dermatologia.
Essa água é particularmente boa para quem tem rosácea, eczemas, psoríase e queimaduras superficiais, já que tem propriedades cicatrizantes. Quem passa muito tempo em ambientes com ar-condicionado ou acabou de fazer um peeling também vai se beneficiar com as borrifadas de água pura. A água termal também reconstitui a barreira de proteção cutânea, deixando a pele mais saudável e protegida contraagressões como a poluição.

Onde Achar
Não é tão fácil conseguir água termal longe de suas fontes. No Brasil, existem fontes de águas termais, sobretudo na região de Caldas Novas, em Goiás. Em São Paulo, as mais importantes são as fontes de Águas de São Pedro e de Ibirá. Em Santa Catarina existem vários municípios com fontes termais, o mais conhecido talvez seja o de Gravatal.
Mesmo tendo uma boa quantidade de fontes disponíveis, o País tem apenas uma marca de água termal, a Águas de São Pedro, que já envasa e comercializa o seu produto desde 2002.
A água termal brasileira é uma das mais alcalinas e sulfurosas do mundo, o que a torna ideal justamente para o tipo de pele que é mais comum no Brasil: a oleosa.

E o hidratante?
Por suas características, a água termal pode substituir o hidratante, especialmente para quem tem pele oleosa. Na praia, o spray deve ser usado antes das reaplicações de filtro solar. O ideal é usar água termal pela manhã, no meio do dia, antes de reaplicar o filtro, e antes de dormir. Ou seja, para sentir os benefícios da água termal, é necessário usar o produto pelo menos 3 vezes ao dia.
Quando transpiramos a pele perde sódio, magnésio, enxofre e potássio, ou seja, perdemos importantes sais minerais, que esta água repõe diretamente.

Um bom substituto
Há um similar sintético de água termal chamado physiogenyl, usado em géis e cremes manipulados. Trata-se de um complexo oligomineral com sódio, magnésio, zinco e manganês que foi desenvolvido pela Unicamp e é bastante usado nas farmácias de manipulação.
Mas se você tiver dificuldade em achar ou não quiser pagar por esse luxo, use soro fisiológico. Colocado em um borrifador, ajuda na hidratação sem onerar o seu bolso. O soro tem a concentração ideal de sódio de que a pele precisa, diz a médica Renata Velloso. Só fica devendo em minerais para a água termal.


E você, já se beneficiou desta água? Ainda não usei, se alguém conhecer, deixe comentário com os resultados que obteve... Com certeza é muito boa!

3 comentários:

  1. Comentei /\
    Comenta no meu? www.bepclub.com.br
    Curte no face também www.facebook.com/bepclub

    ResponderExcluir
  2. Acho ótimo, muito boasua dica, poucas aderem.

    até breve

    http://leiturasaborcafe.blogspot.com/

    ResponderExcluir